Gaia Schüler

Gaia Schüler é bacharel em Comunicação Social com habilitação em Audiovisual pela Universidade de Brasília (2016) e especialista em Arte-Educação pelo Centro Universitário Senac/SP (2021).
Atua no mercado audiovisual desde 2012 como fotógrafa, cinegrafista e editora de vídeos em produções comerciais, universitárias e artístico-culturais. Assinou a direção de fotografia de curtas-metragens, dentre eles “Pedro e Peixe”(2015) – exibido na “Mostra de Filmes Memória em Movimento” do Encontro de Patrimônio Fluminense - e “Minha Cara Metade”(2016) - vencedor do prêmio melhor fotografia em “Festival Luminoso CineBar”. Escreveu, dirigiu e montou o curta-metragem "ÂMAGO"(2016), exibido e finalista no festival “Figueira Film Art”(Portugal), e dirigiu o documentário de curta-metragem “Liberdade Roubada”(2020), estreado no "CCBB Brasília" e exibido do festival "Ecocine". 
Desde 2018 é também docente de fotografia e audiovisual no Instituto Federal de Brasília, onde desenvolve o projeto de extensão "Experimentações Fotográficas: explorando processos fotográficos alternativos e experimentais". Atua profissionalmente entre ensino, pesquisa e produção artística, com ênfase em Fotografia e Cinema.




Gaia Schüler — Brasília, 2023